Métodos de medição

 

   Os métodos mais actuais de determinação da CBO são baseados no método oficial americano indicado no Standard Methods e na norma internacional ou equivalente norma europeia de 1998.

 

Como determinar

   O teste é baseado no facto de a matéria orgânica presente na água ser oxidada aerobicamente por microrganismos. Se tal acontecer num recipiente fechado de modo a evitar a entrada de oxigénio adicional, o nível deste gás no recipiente (fase gasosa e líquida) diminui ao longo do tempo. Assim, medindo a concentração de oxigénio dissolvido (OD) antes da incubação e depois da incubação (n dias), a Carência Bioquímica de Oxigénio (CBOn) da amostra pode ser determinada.

 

   As amostras com pH ácido ou alcalino, ou com resíduos de desinfectantes (ex. cloro) devem ser tratadas antes de iniciar a análise. O método não é aplicável a amostras com substâncias tóxicas. A concentração de oxigénio dissolvido pode ser medida por dois métodos: o método iodométrico ou de Winkler e suas modificações; e o método do eléctrodo de membrana.

 

   O método iodométrico de Winkler com modificação da Azida é um método titrimétrico muito usado baseado no carácter oxidante do oxigénio. usa uma série de reacções de oxidação redução em que o oxigénio dissolvido na água é reduzido por Mn2+, o Mn4+ resultante é de novo reduzido com iodeto, e o iodo resultante é titulado com tiosulfato de sódio. Quando é usado este método de determinação do OD para a CBO, são necessários 2 frascos para cada diluição: 1 para o OD inicial e outro para o OD5 dias.

 

   O método electrométrico usa o eléctrodo de membrana (eléctrodo de Clark) cuja resposta depende da taxa de difusão do oxigénio molecular através da membrana e por isso são sensíveis à concentração de oxigénio dissolvido na água. O método é rápido, exige menor volume de amostra, mas requer um medidor de oxigénio dissolvido em bom funcionamento, um equipamento simples que pode ser portátil o que permite medições no campo. Em rigor, há três tipos de eléctrodos/sensores de oxigénio: a sonda de balanço de oxigénio; a sonda polarográfica (eléctrodo de Clark) a mais comum; e a sonda galvânica.

 

   A escolha do método de determinação do OD depende das interferências presentes, da precisão desejada e outros factores. O método do eléctrodo de membrana é mais rápido e exige menos material.