Poluição da água

 

   Poluição pode ser definida como a degradação da qualidade ambiental resultante de actividades que prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, que causem dano à fauna e à flora, que afectem as actividades sociais e económicas e as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente.

   As principais fontes de poluição das águas, são as águas residuais resultantes da indústria, da agricultura, das actividades domésticas, das marés negras e dos despejos das fábricas nos rios/mares. As águas residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não biodegradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios. Tornam a água imprópria para abastecimento público e põe em causa a vida dos seres vivos que habitam os rios, ribeiros, lagos, etc.

   Alguns dos factores da poluição das águas sao o aumento da população mundial; o dessenvolvimento urbanístico e á expansão industrial.

 

   A introdução de substâncias poluentes nos corpos aquáticos, ao modificar as características do meio, altera a relação entre produtores e consumidores. Se diminuir o oxigénio dissolvido, as espécies que realizam fotossíntese têm tendência a proliferar, enquanto as que necessitam do oxigénio na respiração, podendo resultar numa situação de Hipóxia. Esta alteração da relação entre produtores e consumidores pode levar igualmente à proliferação de algas e organismos produtores de produtos tóxicos. A inserção de compostos tóxicos pode ser absorvida pelos organismos, ocorrendo bioacumulação, compostos esses que entrando na cadeia alimentar pode causar sérios danos ao ser humano. Pelo menos 2 milhões de pessoas, principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, morrem por ano no mundo devido a doenças causadas pela água contaminada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).